quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Netanyahu diz que presidente iraniano é “lobo em pele de cordeiro”

Netanyahu diz que presidente iraniano é “lobo em pele de cordeiro”
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um discurso desafiador durante a Assembleia Geral da ONU que aconteceu nesta terça-feira (1º) em Nova York pedindo para que todos tenham cuidado com o novo presidente iraniano, Hassan Rohani.
Netanyahu se refere ao discurso dado pelo iraniano na última semana quando ele afirmou que é a favor do acordo sobre a produção de armas nucleares, dizendo que o Irã não oferece riscos.

“Ele é um lobo que acha que pode colocar lã em cima dos olhos da comunidade internacional”, disse o israelense. Para o primeiro-ministro não há dúvidas de que o presidente do Irã está querendo ludibriar a comunidade internacional ao dizer que é a favor de parar as ações nucleares.
“Não é difícil de encontrar indícios de que o Irã tem um programa de armas nucleares. Difícil é encontrar indícios de que o Irã não tem um programa de armas nucleares”, disse o premiê.
Rohani fez um discurso bastante diplomático e chegou a chamar Israel para também barrar seu programa nuclear, um plano que o governo israelense nunca afirmou se realmente possui.
Mas as críticas do premiê não permitiram que essa questão fosse respondida, ele falou incisivamente contra Rohani, dizendo que os países do Ocidente precisam fazer sanções econômicas para que o Irã seja pressionado a deixar seu programa nuclear. Netanyahu não descarta a hipótese de lutar sozinho contra esse programa iraniano. “Nós sabemos que assim estaremos defendendo muitos outros”.