quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Sleeping Dragon" o buraco negro no centro da Via Láctea, pode despertar no próximo ano




Durante décadas, os astrônomos foram capazes de entender a inatividade do buraco negro no centro da nossa galáxia. Evidência emergente sugere que o 'Dormindo Dragon' estourou á milênios, e que no próximo ano pode ser reativado.
Os astrônomos dizem que o assim chamado "buraco negro supermassivo'' explodiu á milênios, e que a explosão foi tão forte que produziu uma nuvem luminosa de 200.000 anos-luz, pode voltar no próximo ano.




Anteriormente, a comunidade científica suspeitava que este evento cósmico teve lugar á milênios e não tinha sido capaz de determinar exatamente quando isso aconteceu. A descoberta é a confirmação de que os buracos negros podem emitir luz. Esse processo ocorre em curtos períodos de tempo a partir do ponto de vista cósmico. " Agora sabemos que este Dormir Dragon'' tem uma massa quatro milhões de vezes a do Sol, ele acordou e deu um brilho de 100 milhões de vezes mais poderoso do que você pode imaginar hoje "disse o professor Joss Bland-Hawthorn, principal autor do estudo publicado na revista científica Astrophysical Journal.Professor Bland-Hawthorn, da Universidade de Sydney, na Austrália, estima-se que um fenômeno semelhante poderia acontecer de novo. " Há um grande número de estrelas e nuvens de gás que podem cair no disco quente em torno do buraco negro " disse o especialista. Em particular, ele disse, como os astrônomos de todo o mundo, esperamos que no início do próximo ano, a nuvem de gás chamado 'G2' pode cair no buraco negro, causando um pouco de "fogos de artifício" no cosmos. 



Redação Segnidalcielo