domingo, 5 de maio de 2013

Museu de Israel apresenta pedra atribuída ao anjo Gabriel

Pedra da Revelação do Anjo GabrielA exposição “Eu Sou Gabriel”, da qual a pedra íntegra, aborda a importância do personagem para o princípio das religiões Judaísmo rabínico, Cristianismo e do Islamismo. Segundo o site do Museu, a exposição estará disponível para visitação até 11 de fevereiro de 2014.
Um conjunto de artefatos irá contextualizar as inscrições da pedra com uma série de antigos manuscritos raros - incluindo um fragmento dos Manuscritos do Mar Morto. Com a exposição, é possível traçar o desenvolvimento da figura do Anjo Gabriel em todos os primeiros anos das três religiões.

“A Pedra da Revelação do Anjo Gabriel reflete a atmosfera messiânica, a ansiedade sobre o destino de Jerusalém, e o novo papel dos anjos como intermediários que caracterizaram a orientação espiritual dos judeus”, destaca o site do Museu de Israel sobre a importância do artefato.
Escrita em tinta sobre pedra, o texto possui 87 linhas em hebraico. O texto em primeira pessoa apresenta o narrador se identificando como o anjo Gabriel. A inscrição compreende uma série de diálogos, onde no principal o orador se apresenta três vezes como “Eu sou Gabriel”. Ele conversa com uma figura humana - um visionário ou profeta - comunicando uma visão.
Pesquisadores e estudiosos discordam entre si a respeito da leitura da inscrição. “No entanto, todos concordam que o principal tema da inscrição é um ataque a Jerusalém e na esperança de que Deus vai ver a libertação da cidade por causa de Davi, seu servo, talvez se referindo ao Messias, descendente de Davi”, explica o site.