quarta-feira, 26 de março de 2014

Israelenses e palestinos endossam plano de paz árabe



Um grupo recém-formado de políticos israelenses e palestinos na segunda-feira pediu à Liga Árabe para renovar uma oferta de paz abrangente para Israel, dizendo que tal gesto daria um impulso muito necessário para conturbadas negociações de paz patrocinadas pelos EUA.

O grupo pediu à Liga Árabe para fazer uma declaração ousada em seu cume no Kuwait, esta semana, dizendo que isso iria pressionar os negociadores a considerar a Iniciativa Árabe de Paz de 2002. O plano marco ofereceu a Israel a paz com dezenas de países árabes e muçulmanos em troca de uma retirada de todos os territórios capturados na guerra de 1967 no Oriente Médio.

Em uma carta divulgada segunda-feira, o grupo disse que a iniciativa "fornece a base fundamental para uma paz justa, global e duradoura".

Conhecido como o Fórum de Praga, o grupo é composto por israelenses, palestinos e outros parlamentares árabes. Foi revelado após mais de 40 políticos e líderes começaram reuniões secretas em Praga, em Fevereiro.

Hilik Bar, presidente do Knesset Caucus para a solução do conflito árabe-israelense, elogiou a nova coalizão por seus esforços.

"É uma coisa para ter um acordo de paz entre Israel e Palestina", disse Bar, um membro do Partido Trabalhista da oposição. "É mais uma coisa para ter Israel e Palestina como um parceiro de joint em um bairro muito maior."

Israel e os palestinos relançou as negociações de paz em julho passado, concordando em falar por nove meses. A atual rodada de negociações de paz mediadas pela secretária de Estado dos EUA John Kerry têm enfrentado grandes desafios como treinar ambos os lados sobre o desenho de futuras fronteiras, o status dos refugiados palestinos, mecanismos de segurança e exigência de Israel de que ele seja reconhecido como um Estado judeu. Depois de meses de impasse, Kerry deu-se esperanças de intermediar um acordo e está lutando para convencer os lados a concordar em estender as negociações para além do seu prazo de abril de origem.

Os palestinos querem a Cisjordânia, Jerusalém Oriental ea Faixa de Gaza - territórios capturados por Israel na guerra de 1967 no Oriente Médio - para um futuro Estado. Eles exigiram que a futura fronteira com Israel basear-se nas linhas anteriores a 1967.

A iniciativa árabe poderia, teoricamente, fornecer uma saída para o impasse. No ano passado, pouco antes de as negociações de paz retomado, Kerry convenceu a Liga Árabe para renovar a sua oferta e adoçar dizendo Israel e os palestinos poderiam modificar sua fronteira final, longe das linhas de 1967 por meio de trocas de terras mutuamente acordadas.

Kerry elogiou o gesto na época. Mas Israel nunca foi formalmente respondeu.

Mohammed al-Madani, que chefia um comitê governamental oficial encarregado da divulgação para Israel, acusou o governo de Israel de "pé-arrastar" e "perder tempo" enquanto diminui a perspectiva de um acordo viável. "Continuamos a falar de uma paz justa", ele disse, "mas nós não vemos isso."

Via: http://news.yahoo.com/