segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Jean Wyllys critica homenagem a pastores, realizada na Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados
Ele explicou: “Aconteceu aqui na Câmara, hoje [quarta], a premiação do Mérito Legislativo. Um prêmio tradicional por homenagear pastores e grandes empresários. [...] Entre Ratinhos, Rodovalhos, Abners Ferreira e Medinas, alguns dos homenageados deste ano [2013], a Câmara repete a velha receita: mais uma vez deixa de homenagear aqueles que foram de fato relevantes à sociedade e a um Estado democrático de direito e laico”, avaliou.
Segundo o site da Casa, foram entregues 46 Medalhas Mérito Legislativo. Essas são destinadas a “autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil”. A medalha foi criada em 1983.

Entre lideranças evangélicas que foram homenageadas, estão o pastor pernambucano Alcides Alves de Araújo; o pastor de Alagoas José Antônio dos Santos; o pastor evangélico do Rio de Janeiro Abner de Cássio Ferreira; e o bispo e pastor Robson Lemos Rodovalho.
No seu Twitter, o religioso Abner expressou "Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja", nesta quinta-feira (5).
Outros agraciados foram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e Luiz Fux; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Félix Fischer; o apresentador Ratinho e o poeta Manoel de Barros.
Wyllys, em seu post, lembrou: “em 2012, indiquei Mãe Beata e, pela primeira vez, a Medalha foi entregue a alguém ligado às religiões de matriz africana”. Sobre isso, o parlamentar comentou: “Foi um ato simbólico contra a exclusão, pela afirmação do orgulho das comunidades tradicionais e a favor da Laicidade do Estado”, atribuindo elogios a si mesmo.
Os homenageados são escolhidos pelo presidente da Câmara, pelos membros da Mesa Diretora e por iniciativa dos líderes partidários.
O Congresso Nacional brasileiro, localizado em Brasília (DF), é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Além da atividade legislativa, nesse espaço público são discutidos assuntos relevantes para sociedade e homenageadas pessoas de destaque.