quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Jogo interativo encoraja jogadores a realizar abortos sem receios

Ao ser explicado por seus desenvolvedores, o game é apontado como uma forma de aprendizado sobre aborto, com a contribuição para a educação das mulheres por meio de uma experiência fictícia, de acordo com o site que divulga a produção.
"Embora classificado como ficção interativa, Choice Texas é baseado em uma extensa pesquisa sobre o acesso à saúde, as restrições legais, geografia e demografia da população feminina, e é um reflexo das circunstâncias reais enfrentadas pelas mulheres no país", detalha a descrição do jogo.

Na missão de Choice Texas, os jogadores tem a chance de selecionar entre cinco personagens, representadas por mulheres diante de diversos obstáculos geográficos, financeiros ou de saúde, até alcançar a etapa final, onde opta pela interrupção da gravidez.
Entre os exemplos de caracterizações, uma personagem é apresentada como uma bartender de 19 anos de idade que deseja acabar com sua gravidez após ter sido acometida por um estupro. Outra personagem é uma mulher é uma mãe que passa por complicações médicas por gravidez.
Ao passar a impressão sobre o jogo, Emily Horne, lobista do grupo Texas Right to Life (Texas Direito à Vida), conta que teme pela forma banal que o aborto passa a ser encarado depois do jogo.
"Estou muito triste com este jogo. Ele reduz o aborto para uma visão seca e simplista, além de ignorar completamente a voz do feto, que, obviamente, não tem voz de verdade ou perspectiva em torno de tudo isso", resume Horne.
A equipe responsável pelo game irá apresentar um protótipo de Choice Texas em uma conferência neste mês de outubro. Pela previsão, o jogo deve ser lançado em fevereiro de 2014.
Vale recordar que o estado do Texas (EUA), cenário do game, teve a aprovação recente de uma lei que proíbe o aborto a partir da vigésima semana de gravidez, com exceção a casos em que a mulher esteja com sua saúde em perigo. A lei foi aprovada diante de muitos protestos, com 19 votos contra 11, segundo a imprensa local.