terça-feira, 6 de agosto de 2013

NASA confirma: 1400 asteroides podem destruir a Terra

Ilustração

A Nasa, agência espacial americana, estima que existem mais de 1400 asteroides potencialmente perigosos (PHA) para a Terra. Esses corpos celestes orbitam o Sol e podem, no futuro, entrar em rota de colisão com o planeta. Uma nova ilustração mostra a órbita de cada uma dessas possíveis ameaças.
Um asteroide entra para a categoria PHA quando fica relativamente próximo à órbita da Terra. Para os pesquisadores, isso significa algo em torno de 7,5 milhões de quilômetros. Esses corpos celestes também precisam ser grandes o bastante (diâmetro maior do que 350 metros) para causar danos sem precedentes ao atingir o planeta.


Mas, não é preciso entrar em pânico. Chamar um asteroide de PHA não indica que ele vá, necessariamente, colidir com a Terra, segundo a Nasa. Esse tipo de evento só acontece uma vez a cada 10 mil anos. Além disso, nenhum desses asteroides mapeados na ilustração é uma ameaça preocupante nas próximas centenas de anos.
A Nasa fez a ilustração porque coloca como em alta prioridade o monitoramento de asteroides com o objetivo de proteger a Terra. O NEO (Near Earth Object, objetos próximos da Terra, em tradução livre) é o projeto do Laboratório de Propulsão a Jato responsável por esses estudos. Ao observar e controlar esses asteroides, os pesquisadores podem fazer previsões mais precisas de suas órbitas, analisar as futuras aproximações e as probabilidades de impacto.

Veja a ilustração abaixo:

Ilustração