quinta-feira, 18 de abril de 2013

Número de mortes ligadas à nova gripe aviária sobe para 17 na China


O número de mortes ligadas à nova cepa da gripe aviária subiu para 17 na China, informou nesta quinta-feira (18) a agência de notícias Associated Press. Até agora foram 77 casos confirmados de infecção com o vírus H7N9, de acordo com agências internacionais.

Os cientistas dizem não saber como as pessoas estão sendo infectadas, já que muitas não tiveram contato com aves e o vírus aparentemente não é transmitido entre seres humanos, segundo a Associated Press.
"Para mim, a maior questão é o elo entre o vírus nas aves e como ele está contaminando os humanos. Isto não está claro", afirmou o médico Bai Chunxue, um dos maiores especialistas em problemas respiratórios de Xangai. Ele tratou um dos primeiros casos do vírus, segundo as agências.
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, Helen Yu, ressaltou que médicos estão visitando laboratórios e áreas afetadas em Xangai e Pequim para entender melhor o vírus.
Sem contato com aves
Zeng Guang, o pesquisador-chefe encarregado de epidemiologia no Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, disse na quarta-feira (17) que cerca de 40% das vítimas não tinham nenhum histórico claro de exposição a aves, informou o "Beijing News".
"Como essas pessoas são infectadas? É um mistério", disse Zeng, segundo o jornal. O governo chinês alertou que o número de infecções pode aumentar.
Uma análise da Reuters feita com base em relatos da mídia estatal aponta que só em 10 dos 77 casos confirmados até terça (16) de gripe aviária as vítimas teriam entrado em contato com as aves.
Há 12 dias, especialistas da própria OMS disseram que não havia sinais de transmissão entre humanos - transmissão esta que potencializaria uma pandemia.
A OMS disse que nenhuma vacina para o H7N9 está sendo produzida. "Essa decisão vai depender, por parte da OMS, em considerações sobre saúde pública", disse. "Temos que ver como o H7N9 se desenvolve antes de qualquer decisão ser considerada".

Fonte: G1