quarta-feira, 3 de abril de 2013

Casamento gay é aprovado no Uruguai e Igreja Católica critica decisão


bandeira gay
A previsão é que os deputados analisem a situação ainda na próxima semana e realizem a nova votação. A expectativa é que o novo texto seja aprovado sem problemas.
O projeto estabelece algumas mudanças que tornam os casamentos entre heterossexuais com as mesmas condições e direitos que os casamentos entre os homossexuais. O texto aprovado relata que “o casamento civil é a união permanente, com ajuste na lei, de duas pessoas de sexo diferente ou igual".

A Igreja Católica no país já se manifestou contrária ao projeto de lei. Os religiosos têm realizado muitas críticas em relação a esta decisão do Congresso uruguaio.
Tido como o país com as atitudes mais progressistas da América Latina, o Uruguai tem se notabilizado pelas decisões em temas polêmicos, normalmente contrárias aos preceitos religiosos, o que não é comum entre governos latino-americanos que costumam levar em conta a opinião das religiões, em especial as cristãs.
O país já legalizou a adoção de crianças por casais de mesmo sexo e a entrada de gays nas Forças Armadas. Além disso, projetos de legalização das drogas, sobretudo da maconha, estão em estudo no Uruguai.
A união gay é autorizada em outros dois locais da América Latina, na Argentina e no México. No Brasil, a união homoafetiva já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.