quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nasa teria resultados bombásticos em Marte

O que está rolando nos sites de notícias é uma especulação de que a Nasa teria resultados bombásticos para revelar e estaria mantendo segredo. Essas especulações ganharam força depois de uma entrevista em uma rádio nos EUA do investigador principal da missão, John Grotzinger. Ele disse literalmente e ao vivo que “enquanto nós estamos aqui sentados e conversando, o SAM está coletando dados e eles parecem realmente interessantes.” O SAM é o analisador de amostras em Marte, um instrumento com um vasto leque de ferramentas para vaporizar amostras de solo e rochas, analisando a abundância de elementos químicos leves, como carbono, oxigênio e nitrogênio, comumente associados à vida.
Ninguém do time de pesquisadores do Curiosity está autorizado a falar qualquer coisa. A cautela tem razão de ser: qualquer resultado científico só pode ser ser divulgado após todos os esforços e testes para confirmar sua veracidade, ainda mais em se tratando de Marte.
Erros já aconteceram antes. Em 1996, um meteorito de origem marciana que parecia mostrar vestígio de vida acabou sendo contestado, pois a divugação dos fatos foi feita prematuramente, antes de uma revisão por outros pesquisadores. Os neutrinos mais rápidos que a luz são outro caso de precipitação. Mesmo o Curiosity já sofreu com isso: a análise de uma amostra de atmosfera marciana mostrou a presença de gás metano. Esse gás é produzido por bactérias e é um dos possíveis indicadores da presença de vida, mas a possibilidade de ter havido contaminação do instrumento com uma amostra de ar da Flórida, local de lançamento do Curiosity não podia ser descartada. Ressabiado, o time de pesquisadores resolveu realizar uma nova medição e, nela, o metano não deu as caras.
Grotzinger, nessa mesma entrevista, disse que toda a equipe estava “mastigando” os dados para ter certeza dos resultados, mas que eles iriam entrar para os “livros de história”. Mas o que poderia ser? Não dá para ter certeza, ninguém fala nada mais a respeito e enquanto não há uma palavra oficial, o que pode ser feito é especular.
Um resultado digno de entrar para os livros, como disse Grotzinger, seria a detecção de vida. Mas isso é improvável, até mesmo pelo próprio instrumento, que tem por objetivo fazer análises químicas e não biológicas. Mas a detecção de simples moléculas orgânicas seria notável, apesar de ser mais ou menos esperado. Nesse caso, bastaria água, que havia em Marte no passado, para que as chances de ter havido condições para que a vida surgisse fossem bem grandes.
Entretanto, se o SAM encontrar indícios de moléculas orgânicas complexas, estaremos vivenciando um momento histórico. Moléculas assim são esperadas como resquícios de atividade de formas de vida mais complexas. As chances disso acontecer em uma amostra de solo escolhida aleatoriamente são muito pequenas, mas como a especulação está liberada, por que não?
Os resultados, mantidos em segredo por enquanto, devem ser anunciados em breve na reunião anual da União Geofísica Americana, que acontece em San Francisco entre 3 e 7 de dezembro. Se não vazar alguma coisa antes disso, muita especulação vai rolar por aí até o evento. Também não acredito que iam fazer tanto alarde para pouca coisa. Só nos resta aguardar!

Texto retirado do site G1