segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Com Gaza sob ataque, líder do Hamas apela por união de palestinos


O líder exilado do grupo palestino Hamas, Khaled Meshaal, fez nesta segunda-feira (19) um apelo para que os grupos palestinos "terminem suas divisões", após seis dias de ataque israelense à Faixa de Gaza que já deixaram mais de cem mortos.
Ele afirmou que as armas palestinas pegaram Israel desprevenido, e diz que Israel não conseguiu seus objetivos em Gaza.
"As armas de resistência pegaram o inimigo desguarnecido", disse em entrevista no Cairo. O Egito tenta mediar uma trégua entre os dois lados.
Meshaal disse que o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu uma trégua. "Quem começou a guerra deve terminá-la", disse.
Ele afirmou que o Hamas tem algumas exigências para a trégua.
Israel deve interromper o que ele chamou de ataques a Gaza e suspender o bloqueio ao território palestino.
Ao mesmo tempo, ele disse que uma eventual campanha terrestre seria "mortal" para Israel.
Israel negou que seu premiê tenha pedido trégua.
União
O líder do Hamas pediu ainda que palestinos acabem com suas diferenças e se unam sob uma única visão, numa referência à divisão entre o Hamas na Faixa de Gaza e a Fatah na Cisjordânia, do presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Ele também pediu que grupos internacionais de direitos humanos "exponham" os "crimes" israelenses em Gaza, especialmente aqueles que ele disse terem sido perpetrados contra crianças e civis.

Representantes das facções rivais palestinas Fatah e Hamas afirmaram nesta segunda que decidiram terminar com anos de disputas em uma demonstração de solidariedade pela crise de Gaza, segundo a France Presse.
"A partir daqui, anunciamos com outros líderes (de facções) que estamos acabando com a divisão", afirmou Jibil Rajoub, do Fatah, grupo do presidente palestino Mahmoud Abbas, a uma multidão de cerca de mil pessoas que se reuniram para um protesto em Ramallah, a capital política da Cisjordânia.
Dentre os presentes, estavam integrantes do alto escalão do Hamas na Cisjordânia, assim como funcionários da liderança de sua rival menor Jihad Islâmica, informou um correspondente da France Presse.
A Praça Manana de Ramallah se tornou um mar de bandeiras palestinas, enquanto a multidão gritava "Unidade!" e "Atinjam, atinjam Tel Aviv", em um apelo aos militantes do Hamas que dispararam ao menos cinco foguetes contra a cidade costeira deste quinta-feira.

"Quem fala sobre divisão depois de hoje é um criminoso", disse o líder do Hamas Mahmud al-Ramahi, à multidão.
O Fatah e o Hamas, as duas principais facções nacionais palestinas, travaram uma intensa disputa por anos.
Mas o atual derramamento de sangue na Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, onde Israel realizava nesta segunda-feira um sexto dia de ofensiva aérea, parece ter levado a uma reconsideração das rivalidades tradicionais.
Israel afirma que atacou para se defender de foguetes lançados por militantes palestinos sobre seu território.

FONTE: G1