domingo, 2 de setembro de 2012

Morre aos 92 anos o reverendo Moon


Redação Internacional, 2 set (EFE).- O fundador da Igreja da Unificação Sun-Myung Moon - conhecido no Brasil como reverendo Moon - faleceu em um hospital da capital sul-coreana aos 92 anos, por complicações causadas por uma pneumonia, informaram fontes da organização religiosa.

Segundo informações de porta-vozes da igreja publicadas pelos meios de comunicação da Coreia do Sul, Moon morreu no começo da segunda-feira (dia 3, data local), no Centro Médico Cheong Internacional, da província de Gapyeong, a cerca de 60 quilômetros ao leste de Seul.

O idoso reverendo Moon tinha sido hospitalizado em meados de agosto com pneumonia, era pai de 14 filhos com sua segunda esposa, Han Hak-ja, e avô de mais de 40 netos.

Nascido em 1920 no que hoje é a província norte-coreana de Pyongan do Norte, se refugiou na Coreia do Sul ao término da guerra na península (1950-1953) e em 1954 fundou a Igreja da Unificação, um polêmico movimento religioso neocristão e anticomunista que diz ter cerca de três milhões de seguidores em todo o mundo.

Em 1971, Moon emigrou para os Estados Unidos, onde nos anos 80 foi condenado a 18 meses de prisão por evasão de impostos e conspiração.

A Igreja da Unificação é conhecida, entre outras coisas, pela organização de casamentos coletivos e simultâneos, nos quais milhares de pessoas são escolhidas para o casamento pelo próprio Moon. 
Fonte: http://noticias.uol.com.br