sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Israel diz que o tempo está se esgotando para o Irã


Israel diz que o tempo está se esgotando para o Irã
O governo israelense enviou um comunicado ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Leon Panetta, alertando que o prazo do Irã está acabando, se eles não encerrarem as pesquisas do programa nuclear poderá acontecer uma ação militar.
Na justifica, Israel lembra que as sanções e a retórica usada para tentar convencer Mahmoud Ahmadinejad a frear as pesquisas nucleares não foram suficientes, portanto, a próxima etapa seria usar a força.
Os EUA já avisou que não permitirá que o Irã desenvolva armas atômicas, através de Panetta o governo norte-americano garante que a ação militar será usada quando as demais tentativas forem esgotadas. “Se eles decidirem ir adiante com uma arma nuclear (…), temos opções que estamos preparados para implementar a fim de assegurar que isso não aconteça”, declarou o secretário em outro momento.
Mas para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, essas declarações dos EUA já foram ditas muitas vezes sem gerar o efeito desejado. “Neste momento, o regime iraniano acredita que a comunidade internacional não tenha o desejo de conter seu programa nuclear. Isso precisa mudar, e precisa mudar rapidamente, porque o prazo para resolver essa questão pacificamente está se esgotando.”
Quem também falou sobre o assunto foi o secretário israelense de Defesa, Ehud Barak, que comentou o enriquecimento de urânio que está sendo armazenado em instalações subterrâneas. “Enquanto as sanções e a diplomacia não conseguem resolver o impasse ?os iranianos estão avançando, não só no enriquecimento”, disse se referindo a produção de mísseis.
Com informações Terra