sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Extinção de dinossauros foi súbita, reforça novo estudo


Extinção de dinossauros foi súbita, reforça novo estudo
Pesquisa realizada recentemente alega que os dinossauros entraram em extinção depois de um impacto de um asteroide sobre a Terra. Esse é o resultado da análise feita em fósseis de dinossauros encontrados nas montanhas dos Pirineus, na fronteira entre França e Espanha.
O estudo publicado na revista científica Paleo 3 foi feito por especialistas espanhóis da Universidade de Zarogoza e da Universidade Autônoma de Barcelona, junto com cientistas franceses e italianos. Eles analisaram fósseis do fêmur de saurópodes, dinossauros herbívoros de cauda e pescoço longos que andavam sobre as quatro patas.
A extinção dessa espécie teria acontecido no fim do período Cretáceo, há 65 milhões de anos. O que tornou essa pesquisa mais exaustiva já que há poucos lugares do mundo com registro de fóssil de dinossauros que viveram nessa época.
O que os estudiosos puderam perceber com as análises feitas foi que os saurópodes mantiveram sua diversidade até a extinção, o que indica que ela ocorreu de forma repentina e não gradual.
Mas para o professor e jornalista Michelson Borges, autor do site Criacionismo, o desaparecimento dos dinossauros já foi muitas vezes apontado como morte por afogamento.
Sobre esse caso em específico, ele que é mestre em teologia, nota que o local onde os fósseis foram encontrados era um arquipélago, logo estavam relacionados com água.
“O fato é que a teoria do asteroide até hoje é bastante controvertida e não há unanimidade sobre o assunto. Mas uma coisa parece estar se tornando consenso: os dinossauros morreram repentinamente, numa grande catástrofe capaz de soterrá-los instantaneamente”, diz Borges.
O professor também nota que a catástrofe não só soterrou os dinossauros como também impediu a ação de carniceiros e decompositores, sugerindo que a extinção dos dinossauros aconteceu, na realidade, durante o dilúvio.