domingo, 8 de abril de 2012

Estudiosos afirmam que Jesus teria morrido com cerca de 40 anos


Autores tentam descobrir dados certos sobre a vida de Cristo e usam diversas fontes e estudos para poder responder questões como a idade certa que Jesus Cristo teria morrido.
Para o psiquiatra legista José Cabrera que publicou “CSI: Jesus Cristo” o Messias teria morrido com 36 ou 39 anos. Isso porque pelos seus estudos Jesus nasceu no ano 6 anterior a sua própria era, já que Herodes morreu em 4. a.C.
Ele também consultou o calendário para encontrar um dia de Páscoa que teria caído na sexta-feira de lua cheia e chegou à conclusão que isso aconteceu em 7 de abril do ano 30, então Jesus teria 36 anos, ou talvez no dia 7 de abril de 33, quando ele tinha 39 anos.
“Em qualquer caso, um homem nessa idade era maduro, com 40 anos já era um avô”, disse ele dizendo que é necessário desprezar o aspecto juvenil que Jesus ganha na iconografia cristã.
Outro assunto que ganhou novas interpretações foi o dia da semana que teria acontecido a crucificação. Para o catedrático de Filologia Grega da UCM, Antonio Piñero, que escreveu o livro “Cidadão Jesus” o fato aconteceu em uma quinta-feira.
“É mais provável que Jesus tenha sido crucificado na quinta-feira, pela simples razão de que se foi crucificado às 3 da tarde da sexta-feira, teria morrido já no final da tarde. Isso para os judeus é o novo dia, ou seja, sábado (Shabbat), dia de descanso, no qual não se pode realizar uma crucificação”, argumenta Piñero.
Esses estudiosos contestam várias passagens da história descrita nos Evangelhos, para Cabrera a cora de espinhos era um capacete completo e apenas as vestimentas mostradas em imagens e vídeos sobre Jesus estão corretas. “Como qualquer outro crucificado, Cristo não usava nada de roupa, salvo uma espécie de lenço que cobria seu órgão sexual por pudor. As roupas tornam mais difícil a crucifixão, mas não tem nada a ver com nenhuma tradição”, disse.
Os dois autores comentam sobre a morte e mostram pensamentos diferentes. Cabrera que é médico legista fala que a morte aconteceu por asfixia, já que a falta de sangue fez o coração parar de bater.
Piñero não fala sobre isso, mas diz que seus estudos o levaram a crer que foram as injustiças que o mataram. “Nós estudamos cada um dos elementos da morte e da tortura de Jesus, as injustiças e o ambiente que acabou matando-o”.
Com informações Yahoo