segunda-feira, 11 de julho de 2016

FORTE TERREMOTO ATINGE COSTA NOROESTE DO EQUADOR

Terremoto de magnitude 6,2 atinge o Equador

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a costa noroeste do Equador na noite deste domingo (10), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora a atividades sísmicas em todo o mundo, segundo a Reuters.

O epicentro do tremor ocorreu a cerca de 35 km de profundidade e próximo à cidade de Esmeraldas, no litoral equatoriano, a cerca de 300 km da capital Quito. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu alerta imediatamente após o terremoto.

O Instituto Geofísico (IG) registrou outro tremor, segundo a France Presse. Segundo as autoridades equatorianas, os tremores são réplicas do potente terremoto de 16 de abril e não geraram alerta de tsunami.

O ministro Coordenador de Segurança, César Navas, informou, em uma videoconferência, que uma pessoa apresentou uma fratura como consequência dos tremores.

Ele afirmou ainda que há casas e infraestruturas que apresentaram certas fissuras. Navas indicou que 75 pessoas foram levadas aos abrigos. O aeroporto, a Refinaria de Esmeraldas e o porto da província não sofreram danos, segundo o ministro.

Mais cedo, o presidente Rafael Correa anunciou que nesta segunda-feira as aulas serão suspensas nas províncias de Manabí e Esmeraldas para que as estruturas das escolas sejam avaliadas.

O Instituto Geofísico do Equador afirmou, em seu relatório mais recente, que ocorreram até o momento 2.134 tremores secundários do terremoto de abril, quando um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 650 pessoas - o mais destrutivo do país em décadas. Em maio, dois tremores sucessivos, de magnitude 6,7 e 6,8, causou a morte de uma pessoa e danos de menor gravidade.

FONTE: LIBERTAR.IN