quarta-feira, 9 de julho de 2014

Califado Islâmico: Líder do EIIL (ISIS) prega guerra santa



Abu Bakr al-Baghdadi declara-se líder de um novo califado em asermon na Grande Mesquita em Mosul e diz que as vitórias de suas forças são um sinal de orientação divina. Ele elogia jihad, ou guerra santa, e recorda que o Profeta Mohamed costumava rezar na linha de frente de suas batalhas.

É uma mensagem poderosa que está ressoando nas mentes dos militantes em todo o mundo islâmico, negando como faz a legitimidade dos líderes políticos e religiosos de 1,6 bilhão de muçulmanos. "Eu não prometo a você, como os reis e governantes prometem a seus seguidores e congregação, luxo, segurança e relaxamento", disse ele. "Em vez eu prometo a você que Deus prometeu aos seus seguidores fiéis."

A crise militar no Iraque está sendo executado em paralelo com uma crise política em Bagdá, onde os representantes dos três principais comunidades iraquianas - xiitas, sunitas e curdos - estão a tentar escolher uma nova liderança para se opor a al-Baghdadi e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis), que no mês passado levou o exército iraquiano de províncias sunitas do país.

Eles não estão fazendo bem: o novo Parlamento eleito em 30 de abril decidiu na segunda-feira para adiar sua próxima reunião, para selecionar um presidente, primeiro-ministro e do alto-falante até 12 de agosto.Entretanto, o primeiro-ministro Nouri al-Maliki, amplamente culpado por primeiro provocando e depois não para lutar contra a rebelião sunita, permanece em seu posto. Sua estratégia é, geralmente, para ganhar tempo na expectativa de que seus rivais vão cair e ser incapaz de encontrar um substituto para ele.

A maneira em que Maliki tem agarrado no poder apesar da derrota está a enfraquecer e desmoralizar o exército, aparato do governo e do público em Bagdá. Em três semanas na capital iraquiana não ouvi uma única pessoa dizer uma palavra boa sobre ele ou negar que seus erros levaram a desastres.

"Morrer por al-Maliki, nunca!", Declarou um soldado explicando por que ele abandonaria, em vez de ir para a linha de frente ao norte de Bagdá.

Isis não pode esperar para o parlamento para atender antes de renovar sua ofensiva. Em tudo al-Baghdadi tem dito e feito desde que se tornou líder da Al-Qaeda no Iraque, em 2010, há uma vontade de colocar tudo para o teste de guerra.

Uma versão intolerante e brutal da lei Sharia está sendo imposta em Raqqa, sua capital síria, e em Mosul, mas para Isis a justificativa de equitação ao longo de suas ações é espetacular sucesso no campo de batalha.

Enquanto os dithers parlamento iraquiano e atrasos, a luta está ficando muito perto de Bagdá. Um comandante divisional, Major General Ali Abdullah Nejm, foi morto por um morteiro 10 milhas ao noroeste de Bagdá, na segunda-feira. Comandante da Sexta Divisão do Exército, ele "conheceu o martírio no campo de batalha como ele estava lutando ... terroristas", disse um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

Al-Baghdadi e Isis estão consolidando seu poder e impor um código islâmico cada vez mais rigorosas. Em seu capital síria Raqqa no Eufrates, a eletricidade é cortada durante a 13 horas por dia jejum do Ramadã para que as pessoas não podem ver televisão ou ir na internet durante o tempo em que eles deveriam estar orando. A fatwa foi emitida pelo comitê Sharia local, declarando um black-out total durante o dia.

Um menino inspeciona os danos depois de um suposto ataque aéreo por forças do regime iraquianos em Mosul (EPA) Samer, um morador local, disse à revista on-line al-Monitor que militantes Isis justificou a proibição dizendo: "Você não é melhor do que o Profeta e Seus companheiros que estavam vivendo sem eletricidade ou qualquer entretenimento para aliviar o calor e fazê-los esquecer a sua sede. "

Outras restrições impostas por Isis em Raqqa incluem a proibição de tabaco, álcool e mulheres saindo descoberto ou sem um acompanhante. A população local temem que, sem ar condicionado, por causa dos cortes de energia, as pessoas de idade vão morrer por causa do calor.

A vida está cada vez mais difícil em Mosul, que foi capturado em junho. Há uma escassez de combustível com as pessoas na fila dois dias para 20 litros de gasolina. Isis está operando o que diz é um código de "despojos de guerra" sob a lei Sharia pelo qual lutadores tomar as casas e os bens de opositores que fugiram.

Alimento que está sendo distribuído por instituições de caridade, no primeiro dia do Ramadã, em acampamentos para os iraquianos que fugiram de Mosul (AP), na cidade xiita Turkoman de Tal Afar, oeste de Mosul, da qual grande parte da população passou, lutadores Isis ter tomado mais de cerca de 4.000 casas para se viver Embora os cristãos em Mosul foi prometido tolerância, eles foram proibidos de trabalhar em departamentos de serviço.

A perseguição dos xiitas como apóstatas é central para a ideologia da al-Baghdadi e pelo menos 10 edifícios xiitas foram explodidos em Mosul.Anti-Shiaism ocupa a mesma posição em crenças de al-Baghdadi como o anti-semitismo fez naquela dos movimentos fascistas europeus nos anos 1920 e 1930. Há sinais de que Isis está se tornando cada vez mais impopular entre as pessoas agora as regras, mas não está planejando concorrer à eleição e seu fanatismo torna difícil desalojar.

Fonte: http://www.infowars.com/