quarta-feira, 14 de maio de 2014

Epidemia: Doença misteriosa ceifa população masculina da Nicarágua



Em algumas regiões o mal afeta um em cada três homens, tendo muitas vezes as consequências fatais. Os médicos indicam diferentes causas da doença, que variam de produtos químicos agrícolas ao aquecimento global, mas nenhuma delas ainda não foi confirmada.

Ao longo dos últimos 10 anos, a cruel enfermidade, chamada de doença renal crônica de causas desconhecidas (CKDu, na sigla em inglês), já causou a morte de 20 mil varões nicaraguenses. Ela não poupa tanto homens maduros como os jovens, relata The New York Times.

Ainda não se sabe o que causa a doença. As hipóteses são muitas: superaquecimento ao sol, desidratação crônica, produtos químicos tóxicos, medicamentos analgésicos, consumo excessivo de açúcar e até mesmo poeira vulcânica. No entanto, os médicos concordam em uma coisa: a mortalidade masculina por CKDu é mais pronunciada nas áreas de produção de açúcar, em particular, em Chichigalpa, onde está a maior fábrica de açúcar do mundo. As pessoas dizem que os campos são regados com a água contaminada.



O governo da Nicarágua, proprietários de fábricas de açúcar e inclusive o Banco Mundial, que têm investido milhões de dólares na produção de açúcar, afirmam ser incapazes de tomar previdências contra a doença enquanto as suas causas são desconhecidas.

Uma das possíveis causas da doença são os herbicidas. Mas estes produtos são usados ​​em muitas regiões do mundo, enquanto as mortes misteriosas são observadas apenas na Nicarágua e um outro país "açucareiro", o Sri Lanka.

Via: Voz Da Rússia