domingo, 17 de novembro de 2013

Médico japonês alerta: As crianças e adultos devem deixar Tóquio


De acordo com o Dr Shigeru Mita da Mita Clinic de Tóquio, a saúde dos habitantes da capital piorou significativamente após o desastre na central nuclear em Fukushima.


Segundo ele, numa extensa entrevista ao portal “save-children-from-radiation.org“, o valor de referência de neutrófilos para crianças saudáveis ​​(6-12 anos) é entre 3000 e 5000. 3000 foi considerado como o valor limite. Mas a média de valores de neutrófilos das crianças que visitaram nossas clínicas desde o acidente diminuiu para 2500. O valor significativo deve, normalmente, ser de 4000, mas está em 2500, ou seja, menor do que o valor mínimo admissível. Acho que isso aponta para um problema sério”, disse o médico ao discutir as consequências da catástrofe central nuclear japonesa de Fukushima.

“No verão de 2011, foram registrados muitos casos de crianças com os olhos vermelhos, e muitas crianças com olheiras. Estamos registrando casos de sinusite acompanhada de asma. E quando essas crianças passam algum tempo na parte ocidental do Japão, melhoram”.

“Substâncias radioativas da central nuclear de Fukushima vieram para Tóquio, e enormes quantidades de resíduos contaminados são queimados, também aqui, não posso negar a possibilidade de que estamos inalando substâncias radioativas no ar.

Repito, após o acidente nuclear, uma enorme quantidade de material nuclear foi lançado no ambiente. Portanto, como estamos vendo um aumento em sintomas que são diferentes do que já vimos antes, os médicos devem considerar em primeiro lugar que se tratam de efeitos da radioatividade. 

Se o valor for muito baixo, algumas crianças têm dificuldade em se recuperar para o nível médio de 4000, mesmo após a evacuação para o Ocidente. Portanto, meu conselho é: se você vir algumas mudanças anormais no valor numérico de neutrófilos, deve evacuar imediatamente para um lugar que não está contaminado. O valor de neutrófilos tem sido relativamente estável entre as crianças que evacuaram a um lugar limpo, mesmo por algumas semanas de cada vez. Mas a minha esperança real é fazer com que não só as crianças mas também os adultos se movam para longe de Tóquio. 

Com os idosos, é preciso mais tempo para curar a asma, e a medicação parece não funcionar. Estamos vendo também, mais pacientes com doenças raras, como por exemplo a polimialgia reumática, que é uma doença que atinge aqueles acima de 50 anos, mas que atinge, no máximo, 1,7 pessoas em cada 100 mil habitantes, ou seja, antes tínhamos um ou até mesmo nenhum paciente por ano. Agora, aparecem mais de 10 pacientes ao mesmo tempo, advertiu Mita. 

O que precisaríamos fazer, seria, selecionar um grupo de pessoas que tenham sido expostas à radiação, e um outro grupo cujas pessoas não foram expostas, em seguida, realizar os mesmos testes em todos. Mas nós nem sequer sabemos o quanto as pessoas em Tóquio foram expostas. Também significaria ter que trazer centenas de crianças saudáveis ​​e tomar amostras de sangue de cada uma. Isso é algo, que está simplesmente fora do alcance, ainda mais de um único médico. Em outras palavras, é impossível. Ainda assim, enquanto eu sei que algo estranho está claramente acontecendo, eu não posso ficar aqui sem fazer nada.