quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Deep Web: Mercado negro procura pessoas para assassinarem Obama e outros líderes





Como é possível?
Na Deep Web, o “lado negro” da internet, há uma página chamada “Assasination Market”. Lá, onde só é possível chegar usando navegadores que permitem o anonimato (será?), como o Tor, os usuários podem propor uma meta e fazer uma doação como parte do prêmio para o assassino. Doações são feitas em bitcoins e o prêmio será pago, se alguém realizar o assassinato. A moeda virtual permite que os pagamentos sejam totalmente anônimos.
Mas, se tudo é anônimo, como o assassino obterá o seu dinheiro?
De acordo com a idéia do autor da página, quem se atrever a praticar o crime, também fará uma doação, mas acompanhada de uma mensagem criptografada, marcando uma data para o assassinato. Depois de realizar o crime, o assassino envia a mesma mensagem para o fundador do “Assasination Market” e, se decifrar os jogos de informação, o infrator receberá a sua recompensa.

Justin Bieber pode viver em paz
De acordo com a idéia do autor da página, as metas devem ser políticos e outras pessoas importantes, e devem ser escolhidas “por uma boa razão”, o que exclui, por exemplo, o desgosto com as músicas de Justin Bieber.
A lista já tem vários nomes, incluindo Barack Obama, o presidente francês François Hollande, ou o chefe da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Keith Alexander.




O “campeão” do site é Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal dos EUA e grande adversário da Bitcoin. Na cabeça estão dispostos a pagar 124 bitcoins, o equivalente a mais de US $ 70.000. Obama tem “acumulado” 40 bitcoins, ou seja, mais de US $ 20.000.

Total impunidade?
O “Assasination Market” não é o único lugar virtual onde os assassinos e seus clientes podem ser encontrados. Na Deep Web existem outros sites que oferecem serviços de assassinato, como o Contract Killer e o C’thulhu, todos usando a mesma forma de pagamento, em bitcoin. O sistema beneficia-se de anonimato, no entanto, isso não significa necessariamente que os serviços de segurança não podem fazer nada à respeito. Por exemplo, no mês passado, as autoridades conseguiram fechar o “Silk Road”, o famoso mercado na Deep Web onde se pode comprar, entre outras coisas, armas e drogas principalmente.