terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pastor Itamar Coelho da Igreja Cristã Maranata é solto


Igreja Cristã MaranataItamar está entre outros 19 líderes da igreja acusados pelo Ministério Público Estadual (MPES) de estelionato, formação de quadrilha e emissão de nota fiscal falsa, no caso do desvio do dízimo da instituição.
Carlos Itamar também é acusado de coação de testemunhas das investigações contra os líderes da igreja. Ele também consta nos autos como autor de processos contra a imprensa.
Outras quatro pessoas já foram soltas e cinco pessoas continuam na cadeia. Neste mês de agosto três pastores pagaram a fiança estipulada em R$33,9 mil. Jarbas Duarte Filho, Antonio Ângelo Pereira dos Santos e Antonio Carlos Rodrigues de Oliveira pagaram a fiança, mas ainda devem cumprir as restrições impostas pela Justiça.

O contador Leonardo Meirelles de Alvarenga também foi solto, depois de assinar um termo de declaração premiada, se comprometendo a contribuir com as investigações sobre o caso.
No mês passado, escutas telefônicas revelaram orquestrações entre os líderes para intimidar as pessoas envolvidas no processo. A partir disso, o MPES abriu um novo inquérito para apurar sobre os denunciados: Gedelti Gueiros, fundador da igreja, Amadeu Loureiro Lopes, Carlos Itamar Coelho Pimenta e Elson Pedro dos Reis, além do bacharel em Direito Mauro Teixeira da Rosa, que é membro.

Segundo o MPES, os líderes também são suspeitos de mandar espionar duas igrejas evangélicas administradas por dissidentes da ICM. Eles pagaram R$ 14,8 mil para uma empresa de segurança e inteligência fotografar, gravar em áudio e vído os cultos. O objetivo foi descobrir quem eram as lideranças e os fieis, e até suas rendas.