domingo, 7 de julho de 2013

Papa quer revisão de tudo na Igreja Católica

O arcebispo emérito de Salvador, Dom Geraldo Majella, concedeu uma entrevista ao portal IG falando sobre suas expectativas para o mandato do papa Francisco, eleito há cerca de três meses. Dom Geraldo e Jorge Bergolio já se conheciam antes do conclave, o que faz com que o arcebispo brasileiro tenha mais propriedade para falar sobre a personalidade do novo papa.

Para Majella há algumas diferenças entre Francisco e outros papas, a principal delas é saber dialogar, não apenas falar, mas ouvir o outro lado. É isso que o líder da Igreja Católica pode fazer durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho.
“Ele está preocupado com a situação do mundo, não só com a situação da juventude(…) Em nome da sua fé, ele pode dar uma palavra a esta situação porque, realmente, estamos em um mundo de muita violência, muita falta de aceitação do outro”, disse.
Dom Geraldo Majella comenta também a decisão de papa Francisco em abrir uma comissão especial de inquérito para investigar o Banco do Vaticano. Na visão do arcebispo de Salvador, o que o novo líder católico deseja é revisar tudo. “Ele quer uma revisão de tudo. O banco também está instituído desde 1942. Então, ele está querendo uma revisão. É por ai mesmo que se deve ir.”
Sobre a Jornada Mundial da Juventude, Majella afirma que o novo papa não estará presente só para dar continuidade à tradição, mas por ter convicção da importância desse encontro com os jovens católico