segunda-feira, 13 de maio de 2013

EUA e Coreia do Sul iniciam manobras com navio nuclear


Porta-aviões nuclear americano USS Nimitz deixa o porto para participar dos exercícios navais, em Busan, cerca de 420 km de Seoul (Foto: Reuters)
A Coreia do Sul e as forças dos Estados Unidos, lideradas pelo porta-aviões de capacidade nuclear 'USS Nimitz', iniciaram nesta segunda-feira (13) exercícios navais conjuntos, apesar dos protestos da Coreia do Norte, que considera as manobras uma provocação e um preparativo para a guerra.

Os dois dias de exercícios começaram com a saída do 'Nimitz', um dos maiores navios de guerra do mundo, que zarpou do porto sul-coreano de Busan.
"As operações incluem operações de voo integradas, eventos de defesa aérea, exercícios de guerra de superfície, manobras navais de precisão e encontros de oficiais", afirma um comunicado da Marinha americana.
O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia considerou a chegada da frota americana "uma grave provocação militar".
De acordo com um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA, a manobra naval conjunta é uma "chantagem sem sentido que demonstra que a tentativa de invasão atingiu um nível extremamente imprudente."
A península coreana viveu uma escalada de tensão após o lançamento em dezembro de um foguete considerado por Seul e seus aliados como um míssil balístico, seguido de um terceiro teste nuclear em fevereiro e de sanções do Conselho de Segurança da ONU.
Pyongyang ameaçou com uma guerra nuclear e chegou a enviar mísseis de alcances variáveis a suas costas.

Fonte: G1