terça-feira, 21 de maio de 2013

Autoridades confirmam 24 mortes após grande tornado em Oklahoma


Imagens aéreas mostram o estrago causado pelo tornado que passou por Moore, em Oklahoma, nos Estados Unidos. (Foto: Steve Gooch/AP)
As autoridades médicas de Oklahoma City confirmaram, na manhã desta terça-feira (21), que 24 corpos foram recuperados após a passagem de um devastador tornado na região.
Inicialmente, as autoridades falaram em 51 e depois em até 91 mortos.
"Temos boas notícias, o número agora é 24", disse Amy Elliott, porta-voz do Centro Médico de Oklahoma City.
Entre esses 24, há 9 crianças.
Explicando a divergência dos números, ela afirmou que houve relatos de mortes contadas duas vezes. "Houve muito caos", explicou. Ela disse que mais corpos ainda podem ser recuperados dos destroços, pois o resgate continua.
 
O fenômeno destruiu duas escolas e centenas de casas, segundo as autoridades locais.
Cerca de 237 pessoas ficaram feridas, disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, nesta terça.
"Nós não temos números seguros sobre o número de mortes que aconteceram", afirmou Fallin. "Pode ter havido corpos que podem ter sido levados para casas funerárias locais."
 
Estado de emergência
O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência na região, o que abre a possibilidade de envio de ajuda federal aos condados afetados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.
Obama também ordenou que cerca de 200 integrantes de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate em Oklahoma, informou a BBC. Em pronunciamento, ele colocou "todos os recursos" à disposição para ajudar a região.
 
Fonte: G1