segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

México detecta vírus de gripe aviária em 12 granjas do país


 As autoridades mexicanas afirmaram ter detectado em 12 granjas o vírus da gripe aviária H7N3. O micro-organismo “altamente patogênico” é o mesmo que no ano passado obrigou produtores a sacrificarem 22 milhões de galinhas no país.

“Localizamos outras cinco granjas afetadas, o que eleva a 12 o número unidades produtivas com a presença do vírus” informou a secretaria de Agricultura, Gado, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa) em um comunicado.
A Sagarpa apontou que, dessas 12 granjas, dez trabalham com o abate de frangos para o consumo da carne e outras duas comercializam apenas os ovos. A autoridade disse ainda que já avisou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre a ocorrência.
Na sexta-feira (15), a empresa avícola Bachoco, em cujas granjas foi encontrado o vírus, anunciou ter sacrificado 486 mil aves, procedentes do estado de Guanajuato. O número de aves potencialmente atingidas chega a 1 milhão, mas ainda não foi concluído um estudo para afirmar quantas teriam que ser sacrificadas.
A gripe aviária é uma doença infecciosa viral que afeta as aves, mas que também pode ser transmitida para os mamíferos – inclusive para o ser humano. No entanto, o vírus não se transmite de um mamífero para outro.

Fonte G1