sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pesquisadores afirmam que Estrela de Belém pode ter sido, na verdade, um alinhamento triplo de planetas


Pesquisadores afirmam que Estrela de Belém pode ter sido, na verdade, um alinhamento triplo de planetas
A Estrela de Belém, evento relatado nos Evangelhos como sinal do nascimento de Jesus, pode não ter sido propriamente uma estrela, e sim, um conjunto de acontecimentos astronômicos raríssimos.
A teoria foi  explicada ao site Noticia Cristiana pelo professor David Hughes, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.
A partir de um estudo realizado nos anos 1970, Hughes buscou maiores detalhes do evento e afirma que a Estrela de Belém pode ter sido o alinhamento do Sol com a Terra, Júpiter e Saturno.
Esse evento ocorre apenas a cada 900 anos, e resultaria num espetáculo visual que se repetiria por três vezes num curto espaço de tempo: “Se você ler a Bíblia com cuidado os homens viram alguma coisa quando eles estavam em seu próprio país (provavelmente da Babilônia) e viajaram para Jerusalém, onde ele falaram com o rei Herodes. Quando eles deixaram Jerusalém para Belém, voltaram a ver alguma coisa”, contextualiza Hughes.
Segundo o professor, os três reis magos eram na verdade, astrônomos e astrólogos bastante respeitados na Babilônia, além de estudiosos da religião.
A teoria é reforçada por Tim O’Brien, diretor adjunto do Banco Observatório Jodrell, em Cheshire, na Inglaterra. Ele acredita que o evento deve ter sido uma visão impressionante: “É notável o quanto a reunião de dois objetos muito brilhantes no céu pode atrair a atenção”.
Segundo O’Brien, o evento poderia sugerir visualmente que os planetas Júpiter e Saturno estavam mudando de direção no céu noturno: “Naquele tempo, as pessoas atribuíam grande importância para o movimento dos planetas. Uma conjunção tripla, pois isso só acontece a cada 900 anos”, diz.