quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Igreja Católica da Austrália admite mais de 600 casos de abuso sexual


Igreja Católica da Austrália admite mais de 600 casos de abuso sexual
Um inquérito parlamentar obrigou a Igreja Católica do Estado australiano de Vitoria a admitir a quantidade de crianças que foram abusadas sexualmente por sacerdotes desde a década de 30.
Ao divulgar o número de 620 crianças, o arcebispo de Melbourne, Denis Hart, afirmou que a quantidade é vergonhosa e horrenda.
Os casos divulgados passaram a ser registrados há 80 anos e a maior parte deles aconteceu entre os anos 60 e 80. Mas para os ativistas que lutam contra esses casos de pedofilia, o número certo de vítimas na Austrália pode chegar em 10 mil crianças.
O assunto gera desconforto no clero católico, mas Hart acredita que é importante “falar sobre os horríveis abusos que aconteceram em Victoria e em outras partes”, pois dessa forma é possível prestar apoio às vítimas e melhorar medidas preventivas.
“Vemos neste inquérito uma forma de ajudar a reparar o mal contra os que sofreram abusos, examinar a resposta da Igreja de forma mais ampla, especialmente nos últimos 16 anos, e oferecer recomendações para aprimorar os cuidados dados às vítimas e melhorar as medidas preventivas que estão sendo implementadas”, disse o arcebispo através de um comunicado.
Com informações BBC