domingo, 12 de agosto de 2012

Rede Globo sofre pressão de entidades religiosas


Segundo a Folha de São Paulo, a série “Phantasmagoria”, novo quadro do Fantástico que estreou no último domingo já está causando polêmica. Apresentado pelo jornalista Tadeu Schmidt e pelo mágico Kronnus, a matéria aumentou em cerca de três pontos a média de audiência do programa, que gira na casa dos 20 pontos. Segundo o Ibope, cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
Porém, segundo profissionais envolvidos na produção, grupos ligados ao espiritismo e ao candomblé estão fazendo pressão religiosa. O quadro se propõe a “investigar” lugares considerados mal-assombrados e a caçar fantasmas. Os religiosos estão fazendo um forte lobby para que o Fantástico deixe claro que fantasmas não existem, porém não devem questionar a existência de espíritos.
É possível encontrar na internet sites e blogs espíritas que fazem questionamentos e críticas ao conteúdo que foi ao ar no domingo passado (5/8). A grande maioria dos críticos diz que “Phantasmagoria” afasta o Fantástico do jornalismo de qualidade. Por isso, a Globo teria ordenado que alguns episódios tenham seus textos revistos, para não gerar mais protestos.
A assessoria da Globo diz que desconhece esses protestos de entidades religiosas ao novo quadro e que o objetivo é apenas mostrar as emoções humanas diante do medo. Na mesma edição, o Fantástico apresentou um quadro sobre homofobia que foi classificado como defesa do estilo de vida gay por alguns pastores.
Atualmente, a Globo exibe a novela “Amor Eterno Amor”, que possui uma trama claramente espírita e tem enfrentado dificuldades com entidades religiosas por conta de uma personagem “evangélica” na novela Avenida Brasil, cuja caracterização é considerada ofensiva por algumas igrejas.