sábado, 7 de julho de 2012

Não conte até dez isso pode piorar a sua raiva, diz pesquisa


Já é quase um costume pedir à uma pessoa em estado emocional alterado contar até 10 para tentar se acalmar. Mas uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que a prática não só é ineficiente como pode até piorar o quadro de raiva. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Essa conclusão vem de um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Ohio, que descobriu que a contagem faz  com que a pessoa se concentre no assunto, daí a reação negativa. “A pior coisa a fazer em uma situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: tentam focar em seus sentimentos para entendê-los. Eles normalmente se intensificam, pois são mantidos ativos na mente, o que pode levar a agir de maneira agressiva”, disse o professor de comunicação e psicologia da entidade, Brad Bushman.
Testes realizados em estudantes em situações de estresse apontam que o ideal é mudar o foco e imaginar-se em outro lugar ou deixar os pensamentos soltos. Os pesquisadores chamam de estratégia de autodistanciamento e afirmam ser mais eficiente do que tentar buscar algo para se acalmar. Segundo os dados, a crença de que mergulhar a fundo no problema teria efeito de catarse e traria a solução mostrou-se inválida.