quarta-feira, 11 de julho de 2012

Casados rejeitam Obama em pesquisas para a eleição presidencial nos EUA


Uma pesquisa da universidade Quinnipiac apontou que os eleitores solteiros e mulheres são responsáveis pela vantagem do presidente Barack Obama sobre o adversário Mitt Romney na disputa presidencial dos EUA.
Obama lidera entre os solteiros com 54% contra 34% do republicano; já entre os eleitores casados a vantagem de Romney é de 51% ante 38%, segundo a pesquisa.
A diferença entre a preferência dos eleitores também pode ser vista quando se compara os gêneros. Obama tem ampla vantagem entre as solteiras, 60% a 31%, enquanto Romney lidera entre as casadas, com 49% a 42%. Romney também lidera, por 19 pontos percentuais, entre os casados, enquanto Obama tem vantagem de 9 pontos entre os solteiros, de acordo com a Reuters.
No resultado geral, Obama possui uma vantagem de 3% sobre Romney a apenas quatro meses da eleição presidencial.
Segundo o analista Peter Brown, da Quinnipiac, os casados são mais maduros, ao passo que os solteiros se preocupam mais com as questões dos gays e questões reprodutivas.
“Pessoas casadas são provavelmente mais velhas, mais seguras financeiramente e mais conservadoras socialmente do que os eleitores não casados”, disse ele.
“Eleitores casados são mais prováveis a se concentrar na economia e na saúde, enquanto os eleitores solteiros estão mais focados em questões como o direito gay e as questões reprodutivas”, acrescentou.
Outras pesquisas, como a da Reuters/Ipsos, apontam vantagem de 6 pontos  para Obama.
A eleição presidencial norte-americana acontece em 6 de novembro.