terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Gratidão

Mensagem – Gratidão

Texto bíblico: Lucas 17.11-19


No texto bíblico vemos que Jesus estava a caminho de Jerusalém, e passava por meio de Samaria. Ao passar na cidade, veio dez leprosos pedir para Jesus os curar. Diziam: “Mestre, compadece-te de nós”.
Jesus os curou e os mandou se apresentarem ao sacerdote que estavam curados, pois naquela época o sacerdote deveria conhecer essa doença e deveria dizer se era lepra ou não.
1 Disse o Senhor a Moisés:
2 Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote;
3 este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada. (Lv 14.1)

E então apresentando-se ao sacerdote, o sacerdote percebeu que eles foram curados. Porém só um voltou dando glória a Deus e prostrou o rosto em terra aos pés de Jesus, para agradecê-lo.
Jesus então perguntou: “não curei dez? Onde estão os outros noves?”
Só um voltou para agradecer a Jesus, só um teve o coração grato.

O que significa no dicionário gratidão?
Gratidão - qualidade de quem é grato, reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.
Ingratidão - qualidade ou ação de quem é ingrato; falta de gratidão, de reconhecimento, falta de gratidão por um benefício recebido de outrem.

Hoje conhecemos lepra com o nome de Hanseníase, e sabemos que tem cura através de medicamentos e o paciente deve ser não visto de forma preconceituosa. Mas na época de Jesus ainda não tinham descoberto a cura para essa doença. E Jesus faz uma cura milagrosa, mas de dez, somente um volta para agradecer. Primeira coisa que aprendemos:

1 – Sempre existiu a ingratidão
A ingratidão não é uma coisa nova. Sempre existiu pessoas ingratas. Desde Adão e Eva, existe a ingratidão. Quantas pessoas que receberam uma cura divina (câncer) e se esqueceram de Deus e hoje estão desviados dos caminhos de Deus.
Quantos filhos que os pais deram o melhor que podiam, nas noites de febre, na hora do almoço que divide um único pedaço de carne, ou o último copo de refrigerante. Aquele filho que estudou, crescer e enriqueceu e hoje se esqueceu de seus pais.
Quantos pais que colocaram um filho no mundo e o abandonou, se esqueceu de que outras pessoas já cuidaram dele.
Quantas ovelhas que o pastor já fez tantas visitas em sua casa, mas um dia que o pastor não visitou já criticou o pastor e o fez o pior dos homens.
Sempre existiu a ingratidão. De dez leprosos que Jesus curou, apenas um voltou para agradecer.
Podemos perceber a prática da ingratidão quando numa reunião de oração, o líder pergunta que tem pedidos de oração, e várias pessoas pedem. Mas depois pergunta-se quem tem motivos para agradecer, dificilmente teremos pessoas que agradeçam.

2 – Sempre existiu a gratidão
Da mesma forma que sempre existiu a ingratidão, também sempre existiu a gratidão. Da mesma forma que sempre existia pessoas ingratas, também sempre existiu pessoas gratas.
Nesse caso que Jesus contou era a minoria que era grata. De dez apenas um era grato.
Esse final de semana se encerrou os jogos “Para-pan americano”, e nós podemos aprender com pessoas que possuem limitação física, e mesmo assim tem um coração grato com a vida. Não desistiram de viver de lutar pelos seus sonhos.
Abertura com um pianista que perdeu a mão, e a partcipação dos “paralamas do Sucesso” que o seu vocalista sofreu um acidente com um avião mini-motor, mas mesmo assim não parou de cantar.



Algumas semanas atrás nós fizemos uma viagem a cidade de Juscimera para celebrar o 31 de julho, e nessa viagem encontrei a família do Devaldino. Eles tem um filho chamado Douglas, que sofre de uma doença degenerativa, que o fez perder a visão. Mas enquanto conversava com esse menino me emocionei.
Eu vi e outros irmãos aqui da igreja viram esse menino crescer. Usava aqueles óculos chamado “fundo de garrafa” e era uma criança normal. Hoje esse menino está cego completamente. Digo que me emocionei pelo sua alegria. Estava estudando, é o melhor aluno de sua sala, mexe no computador, fala no “msn”, e é campeão nacional de xadrez para cegos.
Quantas pessoas dizem: “eu não sirvo para nada; sou um burro; sou feia; ninguém liga para mim; Deus me esqueceu”.
Minha oração nessa noite é que Ele desperta em nós um coração grato. Que o Espírito nos ajude a lembrar das pessoas que temos uma dívida de amor.
Enquanto vemos a mídia noticiando tantas barbaridades como: bebe deixado na lagoa da pampulha, jovens de classe média espancando uma doméstica, ainda vemos os animais dando um exemplo de gratidão para nós.




Entendo que o melhor e o pior do ser humano está em nós. Nós podemos escolher entre o bem e o mal, os pecados e as virtudes, os frutos maus e os frutos bons.
Francis Collins no livro “A linguagem de Deus” conta que:
“Certa vez uma mulher idosa meditava as margens de um rio. Ela avistou um escorpião sendo arrastado pela correnteza. Percebeu que o escorpião lutava para sobreviver agarrado em raízes de uma planta.
Quando a idosa tentou ajudar o escorpião, ele tentou ferroá-la. A mulher afastou a mão assustada. Recobrado os sentidos, ela tentou novamente salvar o escorpião e ele tentou novamente ferroá-la e conseguiu com tamanha gravidade que suas mãos sangravam e seu rosto distorcia-se de tanta dor..
Uma pessoa observando lhe disse: “Deixe de ser tola mulher, quer se matar tentando salvar esse animal?” Ela então respondeu: “Só porque a natureza do animal é me ferroar, por que eu deveria negar a minha natureza de querer salvá-lo?”
Precisamos buscar o que temos de melhor em nossa natureza. Ter um coração grato. Ser grato a Deus, a minha família, a minha igreja, meus irmãos. Ser grato pelas minhas pernas.

Conclusão:
Eu não posso esquecer das pessoas que me ajudaram no seminário, o meu avô me mandava cartas com um dinheirinho dentro, o Marcão punha uma nota de 50,00 no bolso da minha camisa. Essa igreja investiu em minha vida todos os anos do seminário.
Esses dias minha mãe me levou na Riachuelo e me deu um monte de roupas, eu não posso me esquecer disso. A Dna Iracema, na época que namorava com a Bel, tantas vezes tomei um café gostoso.
Tantos irmãos aqui na igreja me ajudaram no meu casamento, eu não posso esquecer.

mensagem ministrada no Culto de Domingo a noite, na Igreja Presbiteriana Independente de Cuiabá, no dia 22 de agosto de 2007.
          Retirado de  http://pastordanieldutra.blogspot.com/2007/09/mensagem-gratido-texto-bblico-lucas-17.html